10/05/2016

Zonas climáticas e ambientes terrestres

Atualizado 11 /05/2016 - 20h 

Este conteúdo é extremamente importante para entender o funcionamento dos climas e dos movimentos de massas. A área de Geografia que estuda o clima é a climatologia

É fundamental que o estudante relembre as aulas sobre o movimento da Terra, como a rotação e translação, solstício, equinócio e a consequência da inclinação da Terra (relembre aqui). Outro tema relevante é lembrar das noções básicas de coordenadas geográficas, principalmente sobre latitude e Linha do Equador (relembre aqui)

Temos três principais zonas climáticas, a saber: zona polar, zona temperada e zona tropical. Essas zonas tem características diferentes e é relevante saber diferencia-las, pois suas características determinam climaticamente sua localidade.


Clique na imagem para ampliar


Perceba na imagem abaixo a localização de cada zona climática e de como a mesma varia em relação a latitude. Portanto, a latitude é um fator que influencia o clima do mundo.


E ainda é possível perceber uma diferença entre as zonas climáticas, demonstrando como o clima na Terra é bem variado. Isso ocorre por conta de outros fatores e elementos que influenciam o clima.


Reparem como a cobertura vegetal muda em cada zona climática e em relação aos climas mais secos. Nessa imagem podemos entender os desertos.
Variação da cobertura vegetal em relação com a temperatura e a umidade

1.   Zona Polar

A primeira zona é a polar que tem como característica geral: 

  • Alta latitude (proximidade do 90º N ou 90º S)
  • Inverno rigoroso (média de temperatura em torno de –30°C a –50°C)
  • 6 meses de sol e 6 meses de escuridão
  • Verão brando (a média mensal não ultrapassa 10°C)
  • Ventos fortes
  • Baixo índice pluviométrico
A zona polar é subdivida entre zona glacial ártico (polo norte) e zona glacial antártica (no polo sul) que apresenta algumas diferenças quanto a sua extensão e importância.


Oceano Glacial Antártico

Zona Glacial Ártica

A Zona Glacial Ártica, localizada no polo norte, é formada pelo Mar Glacial Ártico, que é uma superfície terrestre congelada. Sua extensão abrange vários locais de diferentes países como: o norte da Rússia, do Canadá, da Finlândia, da Suécia, do Alasca e da Groenlândia e outras ilhas.

Nessa área existe povoamento de tribos esquimós, na América do Norte, e lapões (nos países nórdicos como a Finlândia). Na região do Alasca existe pequenas cidades industriais oriundas do descobrimento de petróleo no Alasca.




Zona Glacial Antártica

A Zona Glacial Antártica ou Antártida* é localizada no polo sul é formado por um continente gelado de 4cm de espessura.



Em comparação ao polo norte, a região da antártica é a mais fria por estar localizada mais ao extremo do polo (maior latitude). Outra comparação com o polo norte, é que o polo sul não possui ocupação humana permanente e somente existe cientistas que residem temporariamente na região. 

Ainda sobre a não existência de ocupação humana na região é importante destacar o Tratado da Antártida, assinado em 1961 por vários países que acordaram em transformar a região em uma reserva ecológica e de pesquisa, tendo como consequência, um território livre da zona de interesses. Em outras palavras nenhum país é dono da Antártida e todos podem usufruir da região. Este tratado foi renovado em 1991 e tem o término até o ano de 2041.

A relevância dessa área para o desenvolvimento de pesquisa é variada, sendo os principais assuntos sobre a camada de ozônio, sobre o krill, um tipo de crustáceo específico da região e por fim, a biodiversidade de animais e plantas. Vale lembrar que a maioria dos animais, com exceção do pinguim, migram no inverno rigoroso para outras regiões.

Obs: no polo norte é onde vive os ursos polares e no polo sul é onde vive os pinguins.

A National Geographic divulgou esse vídeo com uma visão de 360º sobre a Antártida. Vejam pelo vídeo como é a região e alguns dos desafios.


* De acordo com a matéria do Toda Matéria tanto a nomenclatura Antártica ou Antártida podem ser utilizadas. 

2.   Zona Temperada       

  • Latitude média,
  • Elevada amplitude térmica
  • Quatro estacões do ano bem definidas (verão, outono, inverno primavera)
  • Mar congela no inverno e descongela na primavera 
  • Localização dos países industrializados (é uma coincidência, pois o motivo disso é devido a fatores históricos) 
  • Áreas desértica
  • Zonas montanhosas
  • Áreas subtropical (faixa de transição entre o tropical e temperado)

 A zona temperada é comumente distinguida entre zona temperada norte e sul.
Porém, se aprofundarmos mais poderemos perceber que existe mais diferenças na zona temperada, conforme destacada no quadro abaixo. 

Clique na imagem para ampliar

3.   Zonas tropicais

  •    Baixas latitudes,
  • · Regiões sujeitas a desertificação 
  • · Regiões montanhosas
  • · Predomínio de duas estações do ano (verão rigoroso e inverno brando)

 Todos os países localizados na zona tropical são subdesenvolvidos, logo, economicamente dependentes dos países desenvolvidos. As razões desse subdesenvolvimento são históricas, pois esses países foram colônias de exploração das grandes nações europeias no passado

Clique na imagem para ampliar

4. Ambientes terrestres: os desertos

 A definição de deserto é a região com baixo índice pluviométrico (menos de 250 mm/ano) e elevada amplitude térmica diária e ventos fortes e permanentes.


Característica:
  • regiões desérticas encontram-se tanto em baixas como média latitudes.  
  • Apresenta altas pressões atmosféricas e massas de ar seco.
  • Maiores desertos: Saara (África), Grande Deserto Australiano, Deserto da Arábia, Deserto de Gobi e Kalahari (África)
O Brasil Escola fez uma matéria sobre os maiores desertos e curiosamente coloca na primeira posição a Antártida, na alta latitude, como o maior deserto por esta região não ter condições apropriadas para a vida humana. Se compararmos a matéria do Brasil Escola com a definição apresentada acima podemos ver que a Antártida não se enquadra em deserto pela baixa amplitude térmica, ou seja, nessa região o frio é altíssimo (tendo a média de -30ºC a -50ºC) e tendo em seu verão a média anual de 10ºC. Porém o Brasil Escola está correto em considerar a Antártida como deserto no sentido de não oferecer vida humana por conta de seu clima muito frio. 

Outro ponto interessante é que a Floresta Amazônica tem uma importância em manter o clima úmido da América Latina e principalmente do Brasil, impedindo que a região se torne seca e quente, como no deserto. Ou seja, sem a floresta Amazônica a região central tornaria-se deserto. Leia um trecho do Jornal GGN :

A Amazônia impede a formação de um deserto no centro-sul e sudeste do país. "Devido ao efeito da floresta (rios voadores, infográfico abaixo) e também da cordilheira dos Andes (uma barreira de 6 km de altura), o persistente ar úmido amazônico faz a curva no Acre e, durante o verão, leva quantidades generosas de vapor d’água para o quadrilátero afortunado, contrariando sua tendência para a aridez", explica professor Antonio Nobre no relatório sobre o "Futuro Climático da Amazônia" (Leia aqui).
Jornal GGN

5.   Altas montanhas

As Altas montanhas são dobramentos modernos e podemos citar como os mais famosos os seguintes: 
·         Europa: Alpes, Apeninos, Pirineus, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso;
·         América: Cordilheira dos Andes e Montanhas Rochosas;
·         Ásia: Himalaia e Hindukush,
·         África: Cadeia do Atlas na região do Magreb.

Obs: o monte Everest está localizado na Cordilheira do Himalaia (descubra mais)

Existe outras milhares de montanhas altas e outras menores que não citei.

Fonte: tolongedecasa
É importante destacar que no topo das montanhas existe a presença de neve permanente, mesmo  durante o período de verão. O motivo dessa neve eterna no topo deve-se por que a temperatura do ar diminui à medida que aumenta a altitude, como no caso das montanhas citadas acima.

Perceba que mesmo em regiões quentes pode-se existir, como no topo da montanha, neve ou diminuição da temperatura. Portanto, a altitude é um fator que influencia no clima de uma região, podendo em uma área tropical, com clima quente, ter numa alta altitude uma diminuição da temperatura. 

Como exemplo, podemos destacar a cidade de Vitória da Conquista na Bahia, cuja média mensal pode chegar a 14º C, devido a sua altitude de mais de 900 metros  (leia aqui e aqui)

Temperatura atmosférica

Resulta na radiação solar sobre a superfície e depende da inclinação e incidência dos raios solares.
·  Latitude
·  Insolação
·  Amplitude térmica
·  Altitude dos relevos
·  Pressão atmosférica
·  Continentalidade e maritimidade


Exercícios simples para auxiliar o estudante para a prova:
1) Quais são as principais zonas climáticas ?
2) Qual a característica da zona polar?
3) Qual a característica da zona temperada?
4) Qual a característica da zona tropical?
5) O que define deserto? 
6) Quais os principais desertos?
7) Qual o nome do Deserto localizado na América do Sul?
8) Por que no topo das montanhas é encontrado neve?
9) Quais são as principais montanhas da América do Sul?
10) O que é temperatura atmosférica