28/10/2016

Correção de exercícios propostos 1º ano

Correção de exercícios propostos do 1º ano 4º Bimestre

1. Exercícios propostos 

MÓDULO 45 - Europa Oriental: quadros humanos e econômicos
MÓDULO 46 - Extinção da URSS e Formação da CEI

2. TCs

MÓDULO 45 - Europa Oriental: quadros humanos e econômicos
MÓDULO 46 - Extinção da URSS e Formação da CEI


Download - Word

1. Exercícios propostos 

MÓDULO 45 - EUROPA ORIENTAL: QUADROS HUMANO E ECONÔMICO

1)  O que explica a distribuição relativamente uniforme da população da Europa Oriental? O que vem se sucedendo desde o fim do socialismo?
RESOLUÇÃO: Durante os anos de planejamento centralizado, os governos socialistas determinavam a distribuição da população de acordo com as necessidades das diversas atividades. Assim, a população do Leste Europeu aparece mais bem distribuída que a da Europa Ocidental, que segue a concentração de atividades capitalistas. Com o fim do socialismo e do controle sobre o movimento das pessoas, muitos habitantes emigraram ou passaram a viver na cidade.

2) Observa-se, dentro da Europa Oriental, um sem-número de diferentes etnias. Discorra sobre os aspectos positivos e negativos dessa característica.
RESOLUÇÃO: Como aspecto positivo, podemos citar a riqueza de costumes e culturas, com várias formas de se encarar a vida. O aspecto negativo é a existência de tentativas de domínio ou subjugo de uma etnia sobre a outra, gerando repressão, conflitos, extermínios e separatismos.

3) Como se deu a aplicação do conceito da Divisão Internacional do Trabalho nos países socialistas do Leste Europeu durante a “Guerra Fria”?
RESOLUÇÃO: Alguns países como Romênia e Bulgária tornaram-se produtores de matérias-primas e produtos agrícolas; outros como Polônia, Hungria e República Tcheca se tornaram industrializados. Isso gerou desequilíbrios entre os países do bloco socialista.

4) Como ocorreu a volta do capitalismo no Leste Europeu?
RESOLUÇÃO: No início, a adoção do capitalismo ocorreu de forma caótica, tornando necessária a reorganização da infraestrutura, com a privatização de empresas; consequentemente, houve desemprego, perda salarial e migrações para o Ocidente.

5) De 2004 a 2007, dez países originários do antigo bloco socialista aderiram à União Europeia. Aqueles mais bem equipados com infraestruturas e dotados de uma mão de obra de alta qualificação profissional passaram a receber maciços investimentos de transnacionais, apresentando elevadas taxas de crescimento.
Entre esses países destacam-se:
a) Eslovênia, Moldávia e Geórgia.
b) Ucrânia, Bulgária e Armênia.
c) República Tcheca, Hungria e Polônia.
d) Eslováquia, Letônia e Albânia.
e) Estônia, Romênia e Lituânia.
Resolução: alternativa C

6) Quanto à estrutura da população e ao crescimento populacional dos países do Leste Europeu, assinale a alternativa incorreta.
a) Predomínio de adultos devido às reduzidas taxas de natalidade e mortalidade.
b) Maioria feminina, em consequência de uma sobrevida acima de dez anos em relação ao homem nos países mais populosos (Rússia e Ucrânia).
c) Maioria urbana, com taxas superiores a 70%, e elevados níveis de escolaridade.
d) No século atual, o crescimento populacional foi negativo e/ou tende a zero, em consequência das baixas taxas de fecundidade e de natalidade.
e) Hoje, a maioria feminina é resultante da elevada taxa de mortalidade masculina durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
RESOLUÇÃO: Resposta: E

7) Na crise ucraniana entra em pauta a questão da Crimeia. A região é mapeada abaixo, onde surgem também algumas informações:

Analisando as informações que envolvem a atual crise da Ucrânia podemos afirmar:
a) Além da Crimeia, península identificada no quadro e que foi anexada pela Rússia, a Ucrânia também enfrenta a diversidade étnica do leste do país, de origem russa que também pode ser invadida pela Rússia.
b) Uma vez anexada pela Rússia, com a permissão do governo central da Ucrânia, a Crimeia passa a incorporar a CEI e os conflitos cessam por completo.
c) Uma vez livre da Crimeia, a Ucrânia cujo país saiu da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), pode concretizar seu objetivo de ser membro da União Europeia.
d) A União Europeia exigiu que a Ucrânia, para preencher as prerrogativas de associação com a organização, se livrasse totalmente da Crimeia, o que permitiu sua cessão à Rússia.
e) A Ucrânia se dividirá em quatro territórios em virtude de um acordo assinado com a Rússia: Crimeia, Donestsk, Ucrânia do Sul e a própria Ucrânia, para satisfazer os interesses das etnias que aí habitam.
RESOLUÇÃO: Resposta: A

MÓDULO 46 - Extinção da URSS e Formação da CEI

1)  Quais as consequências da desintegração da URSS para a ordem geopolítica mundial?

RESOLUÇÃO: Marcou o fim da Guerra Fria e da bipolaridade.

2) Quais as consequências da desintegração da URSS para o socialismo?

RESOLUÇÃO: O socialismo passou a ser questionado e criticado como modo de produção e crescimento econômico e social.

3) (UNI-RIO) – Fracasso da perestroika frustra a ex-URSS. Já havia escurecido, naquele final de tarde de inverno, quando Marina Kizilova entrou no supermercado de um subúrbio moscovita para comprar batatas… Dez minutos de fila, chegou sua vez. As batatas tinham acabado. Furiosa, ela passou a xingar o presidente Gorbatchev, o governo, o Partido Comunista. O que fazer para o jantar transformou-se, de repente, em um problema sério: Como minha família vai viver? (Jornal do Brasil, 7 abr. 91). O texto revela uma prévia da crise soviética com desdobramentos políticos, sociais e econômicos, tais como I. a desintegração da economia a uma velocidade que nem a mais pessimista das previsões ousaria imaginar.
II. a incapacidade de uma nação rica em recursos naturais e matérias-primas de atender às próprias necessidades.
III. a ineficácia da estrutura política, cujo resultado é o desmoronamento da própria união das Repúblicas.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) Somente I e III.
e) Todas.

Resolução: E - Todas as assertivas estão corretas

4) Qual o status da URSS, antes da sua desintegração, no contexto geoestratégico bipolar?
RESOLUÇÃO:
Tratava-se de uma superpotência de peso, basicamente pelo seu território, recursos naturais disponíveis e grandes efetivos militares.

5) Quais os fatores responsáveis pela desintegração da URSS?
RESOLUÇÃO:
Excessiva burocratização e elevados gastos com o setor militar; falta de intercâmbio; atraso tecnológico; planejamento inadequado; déficit de produção agroindustrial; especialização das repúblicas.

6) Observe a figura a seguir para responder à questão


Assinale a alternativa que interpreta corretamente o sentido da caricatura.
a) Os anos de crise econômica da Rússia pós-Guerra Fria reduziram a capacidade militar desse país, que agora é uma potência econômica regional que busca resolver seus problemas com os países vizinhos pela diplomacia.
b) Os conflitos da Rússia com seus vizinhos, como no caso da Geórgia, revelam a intenção de recuperar sua influência política e militar, perdida com o fim da União Soviética em 1991 e com anos de depressão econômica.
c) A formação da Comunidade de Estados Independentes, após a dissolução da União Soviética, em 1991, serviu como blindagem para a economia da Rússia, que conseguiu fazer a transição para o capitalismo sem grandes dificuldades.
d) A expansão da OTAN para o Leste Europeu choca-se com a intenção da Rússia em criar uma barreira de proteção formada pelos ex-países socialistas da Europa Oriental, cujos governos são ainda majoritamente pró-Rússia.
e) A Rússia disputa com a União Europeia a influência sobre a Europa central, oferecendo proteção aos países que não querem participar do bloco econômico, para que não sejam ameaçados por sanções militares e econômicas.

Resolução: Alternativa B

7) Explique os programas políticos perestroika e glasnost.
RESOLUÇÃO:
Estes programas políticos foram tentativas de manter a URSS. Contudo, estes programas levaram ao fim da URSS. O programa Perestroika foi uma reestruração econômica. A Glasnost foi a abertura política.
             

8) (MODELO ENEM) – O texto abaixo mostra alguns problemas enfrentados pela tentativa de se instalar mudanças no sistema de produção soviético. Leia-o atentamente: No entanto, havia um certo descontentamento no ar. Não apenas entre os que já começavam a amaldiçoar a perestroika pelas ameaças que trazia em sua esteira: controles desconhecidos, votos secretos, distúrbios. Mas no conjunto da sociedade aumentavam as queixas e críticas contra as dificuldades do abastecimento, o fantasma da escassez. O próprio Comitê Central admitiria que, em diversas regiões, a situação alcançará níveis intoleráveis. Certo, a URSS era a primeira produtora de petróleo e de açúcar de beterraba do mundo, mas de que adianta isto, se não era possível encontrar gasolina e se o açúcar estava racionado desde outubro? As pessoas começaram a dizer que, ao abrir a geladeira, não encontravam a perestroika. (Uma revolução perdida. Ed. Fundação Perseu Abramo.) Com base no texto, conclui-se que
a) a perestroika foi um fracasso, tanto nos aspectos políticos, quanto na atuação econômica.
b) a perestroika funcionou apenas no que diz respeito às liberdades democráticas.
c) no imediato pós-instalação, percebeu-se que a perestroika enfrentaria dificuldades principalmente econômicas.
d) as altas autoridades soviéticas não admitiam o fracasso do programa.
e) “ao abrir a geladeira, as pessoas não encontravam a perestroika” significa que essas ideias políticas não funcionavam em países de clima frio.

RESOLUÇÃO:
Em razão das dificuldades que se avolumaram com o passar dos anos, tornou-se quase impossível a execução dos propósitos da perestroika, ou seja, reestruturar o sistema socialista de produção.
Resposta: A Prestroika – medidas para garantir a reestruturação econômica.

2. TC 


MÓDULO 45 EUROPA ORIENTAL: QUADROS HUMANO E ECONÔMICO

1) A Rússia é um país transcontinental, possuindo populações distribuídas pela Europa e Ásia, além da Tundra e Floresta Boreal ao Norte, com climas frios.

2) Porque são países que apresentam um maior grau de industrialização, ao contrário do sul, onde os países são mais rurais.

3) Maior grau de escolaridade e de informação, além de dificuldades enfrentadas dentro do socialismo e o envelhecimento da população, com declínio da fecundidade.
4) Termo que se empregava para identificar o grupo de países do Leste Europeu que caiu sob o jugo soviético após a Segunda Guerra Mundial.
5) O fato de ser a capital da Rússia e constituir um centro fornecedor de serviços e de oferta de empregos e concentração demográfica e urbana pela oferta de serviços.
6) As reformas políticas geraram perdas salariais e desemprego, empobrecendo e expulsando trabalhadores
7) Em 2005, entraram Letônia, Estônia, Lituânia, Polônia, Rep. Tcheca, Eslováquia,
Hungria e Eslovênia. Em 2007, entraram Romênia e Bulgária.
8) B

MÓDULO 46 EXTINÇÃO DA URSS E FORMAÇÃO DA CEI

1) Os países do antigo bloco socialista (Segundo Mundo) agora se integram cada vez mais à divisão internacional do trabalho, como se pode observar a seguir:
– Ampliaram as suas exportações e importações.
– Adotaram marcas e produtos do mundo capitalista, criando uma economia de mercado.
– Dentro da nova ordem mundial, passaram a fazer parte da globalização, adaptando-se gradativamente ao novo cenário geopolítico mundial.
– Aceitaram propriedades privadas de empresas e a reabertura do mercado de capitais (Bolsa de Valores).

2) Uma das razões da crise soviética foi a política da perestroika e glasnost, após 1986, no governo do então presidente Mikhail Gorbatchev. Outras razões podem ser citadas:
– pluripartidarismo;
– direito de greve foi novamente admitido;
– fim da planificação, adotando-se uma economia de mercado;
– diminuição do controle político e militar soviético;
– movimentos de autonomia das ex-repúblicas soviéticas.

3) Ao buscar um meio de modificar as estruturas políticas, econômicas e sociais do país, Gorbatchev, com a perestroika e glasnost, criou uma situação em que o país, no âmbito internacional, cessou de intervir em outras nações, deixando de ocupar um lugar de liderança no mundo socialista; no âmbito interno, vivenciava crise de abastecimento, descontentamento e movimentos de autonomia das ex-repúblicas. As
antigas repúblicas, iniciando pelas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia), declararam sua autonomia e, posteriormente, foram reconhecidas como independentes.

4) E

5) deficit.

6) Chechênia (Chechena-Ingushia), Tartária, norte do Cazaquistão.

7) Mikhail Gorbatchev.

8) A

9) C