25/08/2016

Exercícios sobre Japão: aspectos naturais, humanos e econômicos

Resolução de exercícios sobre o Japão: aspectos naturais, humanos e econômicos


Módulo 33 – Aspectos naturais e  humanos


1) Identifique no mapa abaixo as quatro principais ilhas do território japonês e também o mar e o oceano que banham suas terras.


2) Grande parte do território japonês é de origem geológica ________, fato esse constatado pela existência de _________ em seu território.

recente e vulcões


3) A corrente marítima que procede das Filipinas e atinge o leste do Japão é ____ __ e chama-se ___________, enquanto a que procede da Sibéria é ________ e chama-se
___________.

quente 
Kuro Shivo
fria
Oya Shivo

4) Se atravessássemos o Japão ao longo do per curso AB, observaríamos que
a) o território é estreito em razão da presença de íngremes montanhas que se formaram em virtude de movimentos tectônicos.
b) as águas do Mar do Japão são mais frias por causa da ação da corrente X que vem do norte.
c) o Mar do Japão ou do Leste separa esse país da Rússia ao sul.
d) o litoral Pacífico é muito frio, pois as correntes X e Y originam-se em regiões polares: X, no Ártico e Y, nas proximidades da Antártida.
e) o território é plano, o que facilita a ocupação.

Alternativa A

5) A posição geográfica do Japão permite-nos inferir que
a) seus climas devem ser frios em razão da proximidade geográfica com a Rússia.
b) sua posição latitudinal semelhante à do Brasil explica os climas quentes encontrados ao sul.
c) a influência marítima é constante por causa da distribuição territorial da ilha: disposta no sentido N–S, apresenta um litoral estreito, facilmente atingido por ventos marinhos.
d) apenas os ventos polares, que agem pelo norte, são capazes de alterar o clima da ilha, já que são muito frios.
e) o Sul apresenta um clima tropical quente e úmido decorrente da ação das monções de inverno.

Alternativa C 

6) Observando a posição geográfica e os aspectos físicos do Japão, assinale a afirmação incorreta:
a) É formado por um conjunto de ilhas vulcânicas, sendo as mais importantes: Hokkaido, Hondo ou Honshu, Kyushu e Shikoku, perfazendo uma área de 377 313 km2.
b) As planícies perfazem 15% do território, aparecendo principalmente ao norte, na Ilha de Hokkaido, junto ao litoral, enquanto o relevo predominante é o montanhoso, onde aparecem dezenas de vulcões.
c) O clima sofre grande influência da latitude (zona temperada do norte), da maritimidade, além das correntes marítimas Oya Shivo ou Curilas ao norte e Kuro Shivo ou Japão ao sul, com influências quentes e frias, respectivamente.
d) Os rios são pouco extensos, e o Rio Ishikari em Hokkaido ultrapassa 400 km. Por outro lado, apresentam grande potencial hidráulico, mesmo não apresentando grande volume de água, por causa dos grandes desníveis.
e) As florestas cobrem mais de 50% do território japonês, além dos prados nas encostas montanhosas e algumas zonas pantanosas.

Alternativa C 

7)  (MODELO ENEM) – Atente para os gráficos que se seguem:
A interpretação dos dados permite-nos afirmar:
a) A maioria da população é urbana, com apenas 5% vivendo nas áreas rurais, denotando o elevado grau de mecanização do campo.
b) Há uma tendência ao rejuvenescimento da população japonesa, em face do aumento da taxa de natalidade.
c) As culturas arraigadas levam o Japão a professar religiões próprias, como é o caso do xintoísmo.
d) A influência de culturas externas é marcante no Japão, como se vê pela heterogeneidade étnica do japonês.
e) Em razão do distanciamento geográfico que o território japonês apresenta em relação à Europa, inexiste a influência da cultura europeia no Japão.

Alternativa C

8) Escreva V se a afirmação for verdadeira e F se for falsa.
I. Os principais habitantes do Japão foram os polinésios.
II. O xogunato foi um governo militar liderado pelos xoguns (generais).
III. As religiões predominantes no Japão são o budismo e o xintoísmo.
IV. Kyoto é o principal porto do Japão.
V. Um dos principais peixes pescados em alto-mar, no Japão, é o salmão.

Verdadeiros: II, III e IV 

9) Por que nos últimos anos o crescimento demográfico japonês vem diminuindo?

RESOLUÇÃO:
Porque o governo, a partir da década de 1950, adotou o controle de natalidade por meio de política educacional. Hoje, o controle é espontâneo por parte da própria população e o crescimento está se tornando negativo (na verdade, a população está diminuindo) em função da elevada urbanização, que muda o comportamento dos habitantes.

10) Modelo Enem – Hokkaido é a maior e mais produtiva região agrícola de todo o país. Trata-se da mais setentrional das quatro grandes ilhas do arquipélago japonês, com uma extensão de 78 mil km2. Seu clima e seu terreno aberto são semelhantes aos verificados na região centro-oeste dos Estados Unidos. Consultores norte-americanos estabeleceram a produção de trigo em Hokkaido durante a década de 1860, e a região produz atualmente mais da metade das necessidades de cereais do Japão. Além do trigo, são altamente especializadas as culturas de arroz, feijão e beterraba açucareira. (Enciclopédia Geográfica Universal, Ed. Globo.)

Nota-se:
a) que, diferentemente do restante do território, a Ilha de Hokkaido é mais plana, o que facilita as atividades agrícolas.
b) que o arroz é o principal produto cultivado em razão das tradições históricas do país, que impedem a influência estrangeira.
c) que se trata da maior ilha do arquipélago japonês.
d) que, por ser a ilha mais setentrional do país, é impossível o cultivo de produtos tropicais.

e) que a influência marítima é menor na ilha, o que torna seu clima mais frio, próprio para cultivos temperados








Módulo 34 - Aspectos econômicos

1. (UnB) – Julgue os seguintes itens referentes ao Japão:
(0) O Japão é uma república parlamentarista.
(1) Trata-se de um arquipélago, situado ao longo da costa oriental da Ásia, no Oceano Pacífico.
(2) O relevo do Japão é semelhante ao brasileiro.
(3) A agricultura japonesa é pouco desenvolvida, apesar de haver grandes áreas para cultivar em sistema de grandes propriedades.
(4) A economia japonesa é basicamente industrial; é grande a importação de matérias-primas e a produção é voltada para a exportação.
(5) A produção de petróleo é grande e torna o país autossuficiente em relação a esta fonte de energia  (7) O setor de transporte do Japão é muito desenvolvido e tem como principais características a rapidez, a segurança e a economia.

Verdadeiros: 1, 4, 6 e 7. 
Falsos: 0 - monarquia palarmentarista
2 - o Brasil não possui montanhas jovens
3 agricultura desenvolvida, pouca área, com pequenas propriedades
5 - o Japão importa petróleo 

2. Por que a maioria das indústrias japonesas está localizada próxima aos portos?

Por causa da necessidade de importação de matérias-primas e da exportação de manufaturados.

3. O que foi a crise japonesa dos anos 1990?

Foi uma crise financeira causada pela retração do mercado consumidor de imóveis de luxo, que provocou a inadimplência de compradores. O governo foi obrigado a intervir para evitar a falência de bancos. Os investimentos caíram e o país passou a década de 1990 crescendo em torno de 1% ao ano.

4 (FATEC) – O Japão é um dos países mais industrializados do mundo. Esse país passou por momentos de abertura e fechamento de suas fronteiras, chegando a ficar quase 200 anos isolado. Quando reabriu os portos, no século XIX, teve início o seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram no setor de infraestrutura, principalmente em portos e vias de circulação. Outro fator do processo de industrialização do Japão foram os zaibatsu, que tinham grande influência sobre o governo e obtinham diversas vantagens.  Sobre os zaibatsu, podemos afirmar corretamente que eram
a) Tigres Asiáticos que alavancaram a industrialização do Japão no pós-Primeira Guerra Mundial até a década de 1970, quando migraram para Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
b) empresas europeias de grande porte que, para conseguir maiores lucros, dominaram o processo de industrialização do Japão, desde a assinatura do Tratado de Kanagawa até a década de 1960.
c) grupos industriais e financeiros que se organizaram como conglomerados, atingindo grande tamanho e poder na economia japonesa entre a Era Meiji (1868-1912) e o final da Segunda Guerra Mundial.
d) pequenos industriais que foram favorecidos com a instituição da “lei das indústrias”, durante o governo do Conselho Supremo das Potências Aliadas, comandado pelo general Douglas MacArthur, que durou até 1952.
e) membros do partido nacionalista japonês que incentivaram o desenvolvimento endógeno da economia ao assinar, no fim do século XIX, a emenda Sakoku, que proibia a instalação de empresas estrangeiras no país.

Alternativa C - Zaibatsu eram grupos industrias e financeiros que surgiram de pequenas organizações familiares e cresceram na esteira das transformações estruturais promovidas a partir da Era Meiji.

5. São afirmações corretas sobre o grande desenvolvi mento industrial japonês, exceto:
a) O renascimento dos zaibatsus e o auxílio norteamericano por meio de capitais contribuíram para o desenvolvi mento industrial do país.
b) A mão de obra, hoje altamente técnica e robotizada, foi no passado apenas numerosa e barata quando se destacava na produção em série (fordismo), e hoje se adota o toyotismo.
c) A grande exportação de manufaturados é possível não somente por causa dos baixos salários, como também pelo aperfeiçoamento técnico.
d) O país é grande importador de matérias-primas e energia, principalmente metais (ferro, cobre, manganês) e petróleo.
e) A concentração industrial se faz presente nas regiões metropolitanas de Tóquio, Yokohama, Osaka, Kyoto e Nagoya, situadas ao norte da Ilha de Hokkaido.

Ilha de Hondo ou Honshu.
Resposta: E

6. Entre 2008 e 2011, o mundo desenvolvido se viu às voltas com uma crise econômica que é considerada pelos analistas como uma das mais graves desde aquela vivida em 1929. Para o Japão, essa crise trouxe como consequência:
a) Maior participação no mercado internacional devido à retirada das exportações dos países europeus e EUA.
b) Vitória na concorrência com os bens de consumo exportados pela China, fazendo o Japão retornar à condição de segunda maior economia do mundo.
c) Abandono, por parte dos japoneses, do mercado dos EUA e direcionamento de suas exportações para o mercado indiano.
d) Direcionamento de suas exportações exclusivamente para o mercado emergente latino-americano.
e) Séria crise nas exportações, pois, além da concorrência chinesa, o Japão teve reduzidas suas exportações para os países ricos europeus e os EUA.         

O Japão tinha, nos mercados europeu e norte-americano, os principais elementos que sustentavam sua política econômica voltada para a realização de ganhos nos países ricos. Com a retração desses mercados, viu suas vendas caírem, resultando em elevação das taxas de desemprego. Além disso, o país enfrenta no mercado mundial a crescente concorrência de países emergentes como a Índia e a China, que exportam bens de consumo semelhantes aos dos japoneses por preços menores.
Resposta: E

7. (MED. SJRP) – Todas as características abaixo podem ser aplicadas ao Japão atual, exceto:
a) crescimento intenso dos centros urbanos.
b) estrutura fundiária em que predominam latifúndios.
c) existência de áreas montanhosas de difícil ocupação humana.
d) grande dependência industrial de matérias-primas importadas.
e) grande desenvolvimento das atividades pesqueiras.

Pequenas e médias propriedades.
Resposta: B