27/06/2016

Cartografia: escala, mapa e projeção - 6º ano

Conteúdo de cartografia para o 6º do ensino fundamental. 

Definição de cartografia, mapa, escala, grandeza de escala, projeções e exercícios.


Quiz - clique aqui





Construindo mapas: mapa, projeção e  escala 

power point - download 

pdf. - download

word. - download

Dúvidas sobre como realizar o download - clique aqui


Material



Slide 1 

Slide 2 - O que é um mapa? Atenção para as definições de cada palavra: mapa, croqui, planta e cartografia
Slide 3 - Atenção para as definições de cada palavra. Definição de escala e tipos de escala

Slide 4 - Escala maior e escala menor

Slide 5 -


Slide 6 - O quanto é aplicável a escala. Uma grande escala terá 

Slide 7- 


Slide 8-


Slide 9-


Slide 10-

Slide 11-

Slide 12
Slide 13

Slide 14 - A projeção de Mercator, criada em 1569, é a mais utilizada no Brasil e no mundo. Entre as projeções existentes, a de Mercator é a projeção que apresenta mais fielmente a realidade. Nessa projeção as regiões polares são alongadas. 


Slide 15 
Slide 16
Slide 17 - Vamos refletir sobre o conteúdo aprendido

Slide 18 - Qual o erro do pensamento do Haroldo? O globo terrestre é uma representação muito reduzida da realidade, tendo uma escala pequena. 

Slide 19- A ONU é uma organização intragovernamental e é representada por vários países de todos os continentes. A ideia da bandeira da ONU é representar todos os continentes de seus países membros em sua bandeira. E ainda, a intenção é evitar que um mapa centralizasse um determinando continente (por exemplo, na projeção de Mercator há uma centralização da Europa). Por isso, a ONU optou pela projeção azimutal polar, pois, na teoria, sua ideia é não centralizar em seu mapa nenhum continente, ou seja, sua intenção é transmitir em sua bandeira uma ideia de neutralidade. Na prática,  podemos ver no centro do mapa o polo Norte, cujo local é quase inabitado.  

.

Indicação de vídeo 

Como os mapas (projeção de Mercator) muitas vezes distorcem o verdadeiro tamanho dos países

Este vídeo mostra como funciona a projeção cartográfica Mercator. Através de uma comparação entre os tamanhos da Groenlândia (perto do polo) e do continente africano  (próxima a linha do Equador), o vídeo é bem didático ao mostrar como nessa projeção as regiões polares são alongadas, transmitindo uma ideia equivocada que as duas regiões tem o mesmo tamanho.  

Por causa da projeção de Mercator utilizada nos mapas, a Groenlândia parece o mesmo tamanho do continente africano. Contudo, a projeção distorce o tamanho real das regiões mais próximas aos polos.


Na verdade, a Groenlândia possui apenas 2.131.000 km² enquanto a África é 14 vezes maior, possuindo 30. 220.000 km². 



O mesmo acontece com o país russo (próximo ao círculo polar Ártico), que possui 17.100.000 km², e o continente africano vemos uma diferença do tamanho na prática.

 
Sem levarmos em conta a distorção das regiões polares na projeção Mercator, poderíamos afirmar que a Rússia seria bem maior que a África. Na imagem é mostrada essa comparação ignorando o tamanho real. 


Na prática, a Rússia tem uma área de 17.100.000 km², sendo um pouco maior que a metade do continente africano, que tem 30.220.000 km². Na imagem está representada o tamanho exato do país russo em comparação ao continente africano.




BuzzFeed: 17 mapas que irão mudar a forma que você vê o mundo para sempre

Mais um exemplo sobre a distorção do tamanho dos países na projeção de Mercator a medida em nos aproximamos dos polos. 
Se movêssemos os EUA  para o norte ou para o sul o tamanho mudaria. Se colocarmos os EUA mais para o Norte (onde está o Canadá) o seu tamanho aumentaria. Agora, se colocarmos mais ao sul (próximo da linha do Equador) menor será o tamanho dos EUA:

Compare o actual position (atual posição) dos EUA (no centro do mapa) e de como ficaria se movêssemos o país ao Norte, where Canada is (onde o Canadá está). Mais próximo ao polo a distorção aumenta, aparentando o tamanho dos EUA ser maior. Ao contrário, quando nos aproximamos do Equador o tamanho do continente é mais real e por isso o tamanho dos EUA parece ser menor. Contudo essa distorção é apenas uma ilusão, pois de fato o tamanho do país é o mesmo em todas as posições. O que muda é a distorção que  a escala sofre para representar o mapa.