05/03/2016

Biotecnologia, transgênico e agrotóxico: definição e exercícios cobrados no vestibular e no Enem

Este post tem o objetivo de explicar sobre a definição de biotecnologia, transgênico e agrotóxico. 

1.Biotecnologia

Segundo o Dicionário Aurélio Século XXI a  biotecnologia significa "aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc.". Perceba que o produto da biotecnologia abrange diversas áreas (industrial, medicinal, farmacêutico, alimentar...). 
Em resumo, a biotecnologia é uma mistura de biologia, química e engenharia, conforme o esquema abaixo:



No texto de Ulhoa e Silva, A biotecnologia farmacêutica e seus desafios, traz a seguinte definição e relevância na indústria farmacêutica. 
O termo biotecnologia pode ser definido como a aplicação de técnicas biológicas em organismos vivos, ou suas partes, para obter um produto, processo ou serviço. Estes podem englobar tecnologias de diversos níveis, desde uma fermentação para a produção de alimentos e bebidas até tecnologias modernas de manipulação genética que resultem na produção de proteínas com aplicações terapêuticas. A biotecnologia moderna surgiu no início dos anos 1970 como resultados de descobertas científicas no campo da engenharia genética e se tornou uma ferramenta de pesquisa cientifica que entusiasma os técnicos da área, mas, também assusta e amedronta os leigos no assunto. 
[...]
Atualmente, mais de 350 medicamentos elaborados com o uso da biotecnologia estão sendo avaliados para o tratamento de mais de 150 doenças, entre as quais câncer, doenças infecciosas e desordens auto-imunes. Os biofármacos atualmente aprovados para comercialização são utilizados para o tratamento ou prevenção de doenças como mal de Alzheimer, apnéia do sono, artrite reumatóide, ataques cardíacos, câncer de mama, câncer renal, dermatite atópica, diabete, doença do Crohn, esclerose múltipla, fibrose cística, hemofilia, hepatite, enfarte cerebral ou apoplexia, insuficiência cardíaca, hanseníase, leucemia, leucemia linfocítica crônica, linfomas, lupus e tumores cerebrais (ULHOA; SILVA. A biotecnologia farmacêutica e seus desafios)

 Na agricultura, a biotecnologia é empregada através do Agronegócio. Leia um trecho do texto de Batista Filho, a biotecnologia e o agrotóxico, sobre a relevância da tecnologia para a produção de alimentos 


A biotecnologia é uma ferramenta tecnológica adicional para a agricultura. Ela impulsiona o crescimento do agronegócio nos países onde já são produzidos alimentos através dessa técnica e têm exercido um papel importante para aumentar a produtividade e atender a demanda por alimentos de uma população em contínuo crescimento. Aliás, em qualquer setor da economia, o que alavanca a competitividade das empresas é a tecnologia. É a tecnologia que reduz os custos, aumentando a qualidade e a produtividade, e coloca os produtos ao alcance do gosto e do bolso do consumidor de dentro e de fora do país. [...] Até 2050 a população mundial deverá alcançar 11 bilhões de pessoas, o que vai exigir que, no mínimo, seja dobrada a produção de alimentos e, de preferência, sem aumentar drasticamente a área plantada, minimizando assim o impacto sobre nossa biodiversidade. Não há outro caminho senão o uso de tecnologias que permitam maior produtividade por unidade de área.[...] A adoção da biotecnologia na agricultura cresce a cada ano. Em 2003, 18 países já cultivavam plantas geneticamente modificadas em escala comercial, totalizando 68 milhões de hectares, segundo dados do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia (ISAAA). Em 2008, os transgênicos já ocupam mais de 100 milhões de hectares, distribuídos por 25 países.






Leia mais: A biotecnologia e o agrotóxico, por Antônio Batista Filho
                  A biotecnologia farmacêutica e seus desafios, por Ulhoa e Silva 
Documentário: O Mundo segundo a Monsanto


2. Transgênico 


O termo Transgênico é definido pelo Dicionário Aurélio Século XXI como "[...] organismo que possui em seu genoma um ou mais genes provenientes de outra espécie, inseridos por processo natural ou, mais destacadamente, empregando métodos da engenharia genética". Transgênico também é conhecido como Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Em resumo, transgênico é uma biotecnologia e apresenta as seguintes características, de acordo com o Dicionário de Educação no Campo:
a) a modificação genética de organismos, plantas, animais e alguns vírus; e 
b) a produção de materiais e substâncias a partir de seres vivos. 

Nesse processo, são utilizados conhecimentos de áreas como genética, bioquímica e biologia celular (DICIONÁRIO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO, p.761)





A biotecnologia tem prós e contras: na imagem da Abrasem apresenta o pró, com os benefícios da biotecnologia na agricultura. O contra do uso da biotecnologia é que usa técnica concentra em grandes empresas e isso impede uma democratização do seu uso e subordina pequenos agricultores à sua produção


3. Agrotóxico 


Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar pragas como insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. 
O eufemismo para agrotóxico é a expressão "defensivo agrícola" ou "agroquímico" que na prática quer dizer veneno.  
O agrotóxico é produto da biotecnologia.

Tipos de agrotóxico mais utilizado

Documentário: O veneno está na mesa



Pulverização aérea de agrotóxico 
Resultado de imagem para agrotoxico
Pulverização de agrotóxico

Leia um trecho da explicação do agrotóxico no site do Ministério do Meio ambiente: 

Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando a produção extensiva de commodities agrícolas. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos, com a finalidade de controlar doenças e aumentar a produtividade.
Segundo a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.
O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.
Os agrotóxicos podem ser divididos em duas categorias:
1. Agrícolas, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens e nas florestas plantadas - cujos registros são concedidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendidas as diretrizes e exigências dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.
2. Não-agrícolas:
- destinados ao uso na proteção de florestas nativas, outros ecossistemas ou de ambientes hídricos - cujos registros são concedidos pelo Ministério do Meio Ambiente/Ibama, atendidas as diretrizes e exigências dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde.
- destinados ao uso em ambientes urbanos e industriais, domiciliares, públicos ou coletivos, ao tratamento de água e ao uso em campanhas de saúde pública - cujos registros são concedidos pelo Ministério da Saúde/Anvisa, atendidas as diretrizes e exigências dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.
Leia mais: Agrotóxico, Ministério do Meio Ambiente 

Leia as figuras abaixo 




Leia mais:
O “alarmante” uso de agrotóxicos no Brasil atinge 70% dos alimentos

                                    O Veneno está na mesa


4. Exercícios de vestibular e Enem


O tema de transgenia e biotecnologia é extramente atual e sua interdisciplinaridade permite abrangência em diversas áreas no vestibular e no Enem. Tem questões sobre o tema em área como biologia, química, geografia, inglês, redação e etc. 

Somente na Unesp 2016 teve 10 questões na prova de inglês abordando o tema de alimento transgênico e OGM (ver questões 7,8, 9 e 10).

1.(Enem 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência
a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.


2. (Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizado para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.


3) (Unesp 2012) Considere o cartum.
 De maneira bem humorada e com certo exagero, a figura faz referência aos 
a) organismos transgênicos, nos quais genes de uma espécie são transferidos para outra espécie de modo que esta última expresse características da primeira. 
b) organismos geneticamente modificados, nos quais técnicas de engenharia genética permitem que se manipulem genes da própria espécie, fazendo-os expressar características desejáveis. 
c) animais híbridos, obtidos a partir do cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, o que permite que características de uma espécie sejam expressas por espécies não aparentadas. 
d) animais obtidos por seleção artificial, a partir da variabilidade obtida por acasalamentos direcionados, processo que permite ao homem desenvolver em espécies domésticas características de interesse comercial. 
e) animais resultantes de mutação gênica, mecanismo a partir do qual os indivíduos da espécie produzem novas características, em resposta às necessidades impostas pelo ambiente


4) (Unesp 2011) Uma novidade dos cientistas: Combate à dengue com a ajuda do próprio mosquito transmissor Para os animais, o ato sexual é o caminho para a perpetuação da espécie. Um objetivo primordial que está se invertendo – pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulação genética, uma população de machos criada em laboratório recebeu um gene modificado que codifica uma proteína letal à prole. Quando esses machos cruzam com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene à prole, que morre ainda no estágio larval. A primeira liberação na natureza desses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A linhagem deverá ser liberada no município de Juazeiro, no estado da Bahia. Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos 

a) transgênicos liberados no ambiente irão se reproduzir e aumentar em número, substituindo a população original. 

b) criados em laboratório, quando liberados no ambiente, irão contribuir com a redução do tamanho populacional das gerações seguintes. 

c) geneticamente modificados são resistentes à infecção pelo vírus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmissão da doença. 

d) são portadores de uma mutação em um gene relacionado à reprodução, tornando-os estéreis e incapazes de se reproduzirem e transmitirem a dengue. 

e) modificados produzem prole viável somente se cruzarem com fêmeas, também modificadas, portadoras do mesmo gene.

5) (Mackenzie) Três em cada quatro pessoas nunca ouviram falar sobre os produtos alterados em laboratório (transgênicos). A respeito dos transgênicos, são feitas as afirmações abaixo. 
I. São sempre indivíduos incapazes de se reproduzir. 
II. Aumentam a produtividade dos alimentos. 
III. São organismos tanto vegetais quanto animais, produzidos pela Engenharia Genética, que contêm genes de outra(s) espécie(s). 
IV. São vegetais produzidos por radiação que se tornam resistentes a predadores. 

Assinale 
a) se somente I e II estiverem corretas.
b) se somente II e III estiverem corretas. 
c) se somente I e III estiverem corretas. 
d) se somente II e IV estiverem corretas. 
e) se somente III e IV estiverem corretas. 


6) (Enem 2015)
Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionado ao 
a) elevado preço das mercadorias no comércio
b) aumento da demanda por produtos naturais 
c) crescimento da produção de alimentos
d) hábito de adquirir derivados industriais
e) uso de agrotóxico nas plantações

7) (UNESP 2016)
The cartoon means that 
(A) carrots are more likely to be attacked by insects. 
(B) vegetable consumers are unaware of pesticide dangers. 
(C) wild animals may be poisoned by agricultural practices. 
(D) pesticides should be lavishly applied. 
(E) vegetables have to be carefully washed to remove dirt.

UNESP 2016

 Leia o texto para responder às questões de 8 e 9. 

Genetically modified foods Genetically modified (GM) foods are foods derived from organisms whose genetic material (DNA) has been modified in a way that does not occur naturally, e.g. through the introduction of a gene from a different organism. Currently available GM foods stem mostly from plants, but in the future foods derived from GM microorganisms or GM animals are likely to be introduced on the market. Most existing genetically modified crops have been developed to improve yield, through the introduction of resistance to plant diseases or of increased tolerance of herbicides. In the future, genetic modification could be aimed at altering the nutrient content of food, reducing its allergenic potential, or improving the efficiency of food production systems. All GM foods should be assessed before being allowed on the market. FAO/WHO Codex guidelines exist for risk analysis of GM food. (www.who.int) 

8) According to the text, genetically modified foods 
(A) have their natural DNA altered by a gene of a different organism. 
(B) are so widespread that they may be considered naturally occurring. 
(C) are healthier although they don’t taste as good as nonGM foods. 
(D) comprise mostly vegetables because GM animal products are banned. 
(E) are mostly rejected after the FAO/WHO assessment

9) De acordo com o texto, uma das vantagens dos produtos agrícolas geneticamente modificados existentes é que esses produtos 
(A) se caracterizam por uma aparência padronizada. 
(B) alteram o DNA de pragas resistentes a herbicidas. 
(C) aumentam a tolerância a alergias. 
(D) possibilitam variação ilimitada das espécies. 
(E) oferecem maior produtividade.

10) (UNESP 2016) 
GM wheat no more pest-resistant than ordinary crops, trial shows GM wheat designed to repel aphids is no more effective at repelling the bugs than standard varieties a major field trial has revealed Ian Sample June 25, 2015 A major field trial of GM wheat that is designed to repel aphids (small insects) has found the crop is no better protected against the pests than conventional wheat. The results come from two years of trials that compared aphid attacks on standard wheat plants with those suffered by a GM version modified to release a natural aphid repellent. Scientists created the GM wheat strain in the hope that it would deter aphids, which devour the crops and can leave them with infections. They modified the wheat to produce a natural pheromone which aphids release when under attack from predators. The “aphid alarm” makes the bugs flee to safety. Aphids are not the only organisms that release the odour though. More than 400 plants have evolved to secrete the same substance, called E-betafarnesene, or EBF, including peppermint. The chemical doubles up as an attractant for some insects that kill aphids, such as parasitic wasps. Prior to the field trial, lab tests at Rothamsted found that the pheromone worked as a highly-effective aphid repellent. The work bolstered researchers’ hopes that the trial would demonstrate the crop’s resilience against aphids in the wild. An aphid-resistant wheat crop could have huge benefits for farmers and the environment because the plants would no longer need to be sprayed with insecticides. “The disappointing thing is that when we tested it in the field, we didn’t find any significant reduction in aphid settlement in the test plots,” said Toby Bruce, who worked on the trial. Details of the trial are published in the journal Scientific Reports. (www.theguardian.com. Adaptado.)

O objetivo do experimento com trigo geneticamente modificado foi 
(A) reproduzir em laboratório as condições análogas às encontradas em campo. 
(B) corrigir, em condições naturais, as falhas encontradas em testes de laboratório. 
(C) fazer com que o trigo GM evitasse a infestação por afídeos. 
(D) comparar o desempenho de plantações de trigo GM ao de plantações borrifadas com inseticidas. 
(E) criar um repelente de insetos que poderia ser usado em outras plantações.


Gabarito


1) E
2) B
3) A
4) B
5) B
6) E
7) B
8) A
9) E
10) C