19/02/2016

A Órbita elíptica

Nesta postagem vou comentar em primeiro lugar sobre a órbita elíptica. Posteriormente comentarei sobre o plano orbital eclíptica.

1. O que é uma órbita elíptica? 

Primeiro é necessário entender que órbita é uma "trajetória fechada que um astro descreve em torno de outro" [1].  Portanto, elíptica é o tipo de órbita feita, e nesse caso, a elipse é como um círculo achatado (e não circular).


Órbita elíptica
E o que aconteceria se a órbita do nosso planeta fosse circular? Provavelmente não teríamos variações da radiação solar, ou seja, não teríamos o solstício.


Leia mais: 
Primeira Lei de Kepler, por Glauber Luciano Kítor do Infoescola

1.1 Vídeo 

1.1.1 Socrática Português - Primeira Lei de Kepler 


Nesse primeiro vídeo é explicar que elíptica é uma órbita quase circular. E demonstra por um experimento o que é elipse. 

Obs: é grafado o nome ecentricidade, contudo, o correto é excentricidade, de qualidade de excêntrico ou seja, "que desvia ou afasta do centro ou que não tem o mesmo centro" [2]



1.1.2 Vídeos educativos - Astronomia: Leis de Kepler - 


Este vídeo traz outras leis de Kepler 


2. O que é eclíptica ?

Outra definição importante é sobre eclíptica. A Eclíptica é o plano orbital da Terra e provoca a inclinação do eixo de rotação da Terra. 

"Devido a essa inclinação, à medida que a Terra orbita em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um hemisfério ou outro, proporcionando mais horas com luz durante o dia a um hemisfério ou outro e, portanto, aquecendo mais um hemisfério ou outro" [3]

A Eclíptica é um círculo máximo que tem um inclinação de 23°27′ em relação ao Equador Celeste. É esta inclinação que causa as Estações do ano.

"O que causa as estações é o fato de a Terra orbitar o Sol com o eixo de rotação inclinado, e não perpendicular ao plano orbital. O ângulo entre o plano do equador e o plano orbital da Terra é chamado obliquidade e vale 23°27′. Também podemos definir a obliquidade como a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao eixo perpendicular à eclíptica (plano orbital da Terra)".[4] 

Vídeo mostrando o plano da eclíptica 

Nota de rodapé 

[1] Dicionário Aurélio Século XXI. Verbete elipse.
[2] Dicionário Aurélio Século XXI. Verbete excêntrico.